Jornal Correio Popular Notícia

CONSCIENTIZAÇÃO
Mutirões alertam para excesso de lixo em praias do rio Guaporé

Data da notícia: 2023-10-04 17:41:59
Foto: Jaqueline Ribeiro Rosagaçã/Secom
Emater e Colônia de Pescadores realizaram mutirões de limpeza para conscientizar turistas que vistam a região

Com o intuito de conscientizar os usuários das praias na região do rio Guaporé, no perímetro de Costa Marques, a Entidade Autárquica de Assistência Social e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater/RO) e a Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-4, realizam mutirões de limpeza às margens do rio Guaporé. A primeira atividade foi realizada entre 15 e 17 de setembro e, a segunda, no período de 29 de setembro a 1º de outubro. Nelas, as equipes percorreram as margens e praias do rio, recolhendo plásticos, restos de comida, bitucas de cigarros, marmitas e copos descartáveis, além de latinhas e vários tipos de papéis.

A gerente do Escritório Regional da Emater, na região do Vale do Guaporé, Jaqueline Ribeiro Rosa, pediu para que as pessoas evitem jogar lixo nas margens do rio. “Esse é um local onde há mais concentração de pessoas que utilizam a área para lazer e não recolhem seus lixos. Os objetos caem direto no rio e, em dias de chuva ou no período de cheia, prejudicam a vida aquática e o meio ambiente”, explicou.

O presidente da Colônia de Pescadores, Elizeu Tomicha Lobo, afirmou que é importante que as pessoas tenham consciência e recolham o próprio lixo, levando-os para locais adequados. “Na cidade, existem lugares apropriados para o descarte de lixo”, lembrou.
“Se as pessoas recolhem os seus dejetos, tem-se um local mais limpo, um ambiente naturalmente preservado e podem aproveitar melhor o que a natureza tem a oferecer. Os pescadores terão peixes para pescar, a fim de garantir o sustento de sua família e alimento na mesa de todos”, acrescentou.

O diretor-presidente da Emater, Luciano Brandão, enfatizou que o trabalho que a instituição realiza junto aos produtores e ribeirinhos tem sido de conscientização e incentivo à manutenção das riquezas naturais. “A Emater está trabalhando em defesa do meio ambiente e em benefício da família rural”, salientou. O terceiro mutirão está agendado para o período de 6 a 8 de outubro.

Fonte: Secom




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.